Textos

Mídia & Etnicidade: algumas considerações acerca da importância da ação afirmativa na [e para a] mídia brasileira

Autores: Júlio Cesar Tavares e Ricarco Oliveira de Freitas

RESUMO: O presente artigo trata das políticas de ação afirmativa em relação à mídia e de sua importância para a inclusão, visibilidade e, por extensão, legitimação e socialização da população afro-descendente no Brasil.  Para isso, propõe-se a pensar sobre os processos comunicacionais e as interações sociais destes resultantes a partir do lugar ocupado pela mídia nacional para o desempenho das identidades raciais – especificamente das identidades afro-descendentes – no Brasil.

Palavras-chave: mídia, sociabilidade, afro-descendentes.

Clique para baixar!


Negros livres e escravos: sociabilidade e solidariedade no Ceará do séc. XIX

Autor: José Hilário Ferreira Sobrinho

RESUMO: O texto trata das manifestações da cultura negra no Ceará, descontruindo a tese da pequena participação desses indivíduos na história do Ceará. O Trabalho é feito em contato com produções em circulação sobre a História do Ceará (década de 80 e 90 do séc. XX), observando uma historiografia que limitava o estudo sobre o negro a escravidão e a abolição.
O texto afirma a presença dos africanos e seus descendentes no Ceará, relatando o até então pouco explorado contexto de produção cultural e social desse grupo social na história desse Estado.

Clique para baixar!


De Chica a Helena: Representações de gênero, raça e violência simbólica na mídia brasileira

Autor: Raquel Luciana de Souza

RESUMO: O artigo é uma análise crítica do legado da produção intelectual das elites brasileiras aponta para constantes esforços discursivos e midiáticos que visam mascarar e/ou negar o legado histórico de exclusão racial e de gênero no Brasil, e o papel fundamental da raça na estruturação da pirâmide social brasileira. Esse investimento quase que obsessivo na negação do papel da raça evidencia o que pesquisador negro João Costa Vargas apropriadamente diagnosticou como uma hiperconsciência de raça na sociedade brasileira.

Clique para baixar!