segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

IJC aprova projeto no Programa Equidade Racial do Nordeste

O Instituto de Juventude Contemporânea (IJC), entidade que há 12 anos desenvolve ações que objetivam a superação das desigualdades que são impostas aos/as nossos/as jovens e à sociedade, aprovou o projeto “Caravanas das Crioulas – Na luta por igualdade” no edital do Programa de Equidade Racial no Nordeste Brasileiro, desenvolvido em ação conjunta pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), o Instituto Cultural Steve Biko e o Instituto Mídia Étnica (IME).

O Programa, cujo objetivo desenvolver ações efetivas que contribuam para mudanças estruturais no quadro de desigualdades da Região Nordeste, tem como principal foco o combate ao racismo e às desigualdades de gênero.

Foram selecionados 10 projetos de organizações que receberão apoio financeiro e acompanhamento para o desenvolvimento de ações no campo do fortalecimento institucional, sob coordenação da CESE; e 30 militantes, que participarão de curso de formação com o objetivo de qualificar suas atuações na luta pela equidade racial. Esta formação será coordenada pelo Instituto Mídia Étnica (IME) e o Instituto Cultural Steve Biko.
Conheça a Caravana das Crioulas
O objetivo do projeto é formar, em uma primeira etapa, 50 jovens mulheres, de 16 a 29 anos, negras, de cinco bairros (Bom Jardim, Mondubim, Barra do Ceará, Parque Dois Irmãos e Henrique Jorge) em participação juvenil, combate ao racismo e gênero. Na segunda etapa do projeto, as jovens formadas construirão uma campanha de mobilização e combate ao racismo que se chamará “Caranava das Crioulas”. Ao final do projeto, as jovens, a partir da mobilização empenhada, criarão o “Conselho das Jovens Dandara”, como o instrumento de formulação de políticas de combate ao racismo e fortalecimento da cultura afro-brasileira nos bairros onde acontecerá o projeto.

Comunicação IJC

Nenhum comentário:

Postar um comentário