domingo, 30 de outubro de 2011

UECE certificará o projeto Camutuê como curso de extensão universitária

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará (PROEX) fechou parceria com Instituto de Juventude Contemporânea (IJC) para a certificação do projeto Camutuê – Comunicação Livre de Racismo como curso de extensão universitária. A Pró-Reitora de Extensão, Profa. Ms. Celina Magalhães Ellery, garantiu o apoio da UECE ao projeto, que contará com a participação do Laboratório de Direitos Humanos (LabVida), que intermediou a parceira através da Professora Zelma Madeira.

O objetivo do projeto é incentivar a formação de profissionais da comunicação para a temática raça e etnia, através de um curso de 100 horas, que receberá inscrições durante todo o mês novembro de 2011, mês da Igualdade Racial, alusivo ao 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra.
O lançamento do Projeto Camutuê será no dia 24 de novembro, às 18h30, na sede do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC) – Av. da Universidade, 2346, Benfica – com a presença do pesquisador Júlio Cesar Tavares, Doutor em Antropologia, pela Universidade de Austin – Texas, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (nível Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Júlio Cesar desenvolve pesquisa sobre Mídia e Etnicidade e no lançamento apresentará a palestra “Comunicação Livre de Racismo”.

O projeto é constituído de 10 encontros formativos quinzenais, que oportunizam a troca de experiências e metodologias, provocando a reflexão coletiva das questões étnico-raciais, com carga horária de 100 horas-aula para 40 profissionais e estudantes de comunicação, com duração de 05 meses. As formações acontecerão no Vila das Artes, equipamento cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), situado na Rua 24 de Maio, 1221, Centro.

Entenda a notícia:
O Camutuê foi selecionado pelo edital do Plano de Ação Conjunto Brasil - Estados Unidos para a Promoção da Igualdade Racial e Étnica – JAPER, fruto da parceria da Brazil Foundation com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. São parceiros também a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e a Secretaria de Cultura de Fortaleza, a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Ceará, a Universidade Federal do Ceará (UFC), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), o Canal Futura, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e a Associação Cearense de Imprensa (ACI).

Comunicação IJC

Siga-nos no Twitter > @IJConline

Nenhum comentário:

Postar um comentário